quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO LEVA ATIVIDADES LÚDICAS PARA A SALA DE AULA

           Implantado neste segundo semestre em 18 unidades escolares da rede municipal de ensino, o programa Mais Educação está beneficiando cerca de 3.500 alunos de Feira de Santana, que passaram a contar com atividades extras, oferecidas no turno oposto ao qual estudam. Com o programa, as unidades passaram a funcionar com a educação em tempo integral.
         As atividades optativas incluídas no Mais Educação estão agrupadas em macrocampos, a exemplo de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Cada instituição de ensino opta por trabalhar com até cinco macrocampos.
            Dos 420 alunos matriculados na Escola Municipal Antônio Eloi da Costa, localizada no bairro Baraúnas, cerca 120 participam das atividades, direcionadas ao acompanhamento pedagógico (reforço escolar em Matemática e Letramento), jogos e recreação, dança e fanfarra. Os alunos têm aulas de segunda a sexta-feira, sendo que a cada dia é trabalhada uma modalidade.
            De acordo com a monitora de jogos e recreação, Evanice Venâncio Cerqueira, o trabalho com os jogos permite que vários conceitos sejam abordados. “Ao apresentar as regras de jogos, tratamos também de alguns conceitos como respeito e comportamento com o outro. Embora seja uma atividade lúdica, produz grande aprendizado”, ressalta, acrescentando que “nas competições sempre é enfatizado que todos são vencedores, porque mais importante que a vitória é a participação”.
            Os benefícios e resultados do programa Mais Educação já são avaliados pelos próprios alunos. “Estou gostando de participar. É bem melhor permanecer todo o dia na escola do que estar na rua, aprendendo palavrão”, comenta Amanda Araújo da Silva, nove anos, aluna do 4º ano. Já o seu colega João Vitor Albuquerque, 11 anos, considera que no ambiente escolar tudo se reflete em aprendizado. “Antes eu ficava a tarde toda em casa, assistindo novela e filmes na TV. Agora tenho a chance de aprender coisas novas”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário