sábado, 21 de julho de 2012

FEIRA DE SANTANA SEDIA A 3ª REUNIÃO DO COMITÊ TERRITORIAL BAIANO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

     Secretários de Educação, coordenadores pedagógicos e professores de mais de 30 municípios baianos participaram ontem (20/07), durante todo o dia, da reunião do Comitê Baiano de Educação Integral/Programa Mais Educação. Feira de Santana, integrante do programa, recepcionou os participantes e a representante do Ministério da Educação, responsável pela iniciativa. A fanfarra da Escola Municipal Antonio Eloi da Costa deu as boas-vindas aos participantes, com uma apresentação marcada pelo ritmo e alegria.


     O secretário da pasta, José Raimundo Azevedo, destacou as ações do governo municipal com o objetivo de melhorar os índices de aprendizagem na escola pública. "Este governo investiu significativamente na melhoria da qualidade de ensino, oferecendo aos professores salários justos e até mesmo ultrapassando o piso salarial orientado pelo MEC; garantimos a compra de material didático adequado para os professores e alunos da educação infantil que antes não contavam com qualquer tipo de recurso; e promovemos a formação continuada dos professores em todas as áreas, além da infraestrutura das escolas que receberam uma série de investimentos como nunca antes na esfera municipal ", destaca José Raimundo.


     A professora mestre Claudia Cristina Pinto Santos, consultora do MEC na Bahia para o Programa Mais Educação, disse que a iniciativa promove a educação integral como política pública e, graças à parceria com os municípios, garante mais tempo na escola e melhores condições que favorecem o acesso das crianças e adolescentes a diversos saberes, além do currículo convencional.

     O Mais Educação sugere integrar os alunos em atividades diversas distribuídas em macrocampos do conhecimento como esporte e lazer, cultura e arte, acompanhamento pedagógico, direitos humanos, promoção à saúde e outros. Esses macrocampos são escolhidos a partir do projeto político-pedagógico de cada escola.
     Segundo a professora Claudia Cristina, a equipe pedagógica de Feira de Santana tem se destacado. "É uma equipe competente, bastante comprometida e dedicada ao programa, Feira está realizando as atividades da melhor maneira possível", elogia. Por enquanto, ainda não há pesquisa técnica que comprove a eficiência do programa no que diz respeito aos índices de aprendizagem, mas há diversos relatos sobre o comportamento da criança e adolescentes. "Eles ficam mais motivados e envolvidos com a escola e o rendimento do aprendizado é uma consequência", avalia Claudia Cristina.